O teste BERA (sigla para “Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Encefálico” em português ou “Brainstem Auditory Evoked Response” em inglês) é um exame de diagnóstico utilizado para avaliar a função auditiva do tronco encefálico e do sistema auditivo central. Este teste é frequentemente realizado em crianças e adultos que podem apresentar problemas auditivos, especialmente quando não é possível realizar testes comportamentais de audição devido a idade, dificuldades cognitivas ou outras limitações.
O “teste da linguinha”, também conhecido como “teste da frenotomia”, é um exame realizado em recém-nascidos para avaliar a presença de um problema conhecido como “freio lingual curto”. O freio lingual é uma pequena membrana que liga a parte inferior da língua ao assoalho da boca. Quando esse freio é muito curto ou tenso, pode limitar a mobilidade da língua, o que pode afetar a amamentação e, posteriormente, a fala da criança.
O “teste da orelhinha” é um exame que consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz. O exame logo ao nascer é imprescindível para todos os bebês, principalmente àqueles que nascem com algum tipo de problema auditivo. O Teste da Orelhinha é realizado com o bebê dormindo, em sono natural, é indolor e não machuca, não precisa de picadas ou sangue do bebê, não tem contraindicações e dura em torno de 10 minutos.
Estr. Raul Veiga, 351 – Loja 112 – Alcantara.